Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ser gay é moda?




Republico aqui um texto que enviei recentemente para o site Homofobia Não (http://www.homofobianao.com/). Sigam @HomofobiaNAO



Já ouvi e já disse muita coisa a respeito da homossexualidade. Que era doença, desvio, mau-caratismo, entre outras tantas.

E hoje em dia ouço muita gente dizer que ser homoafetivo é moda. Ou seja, todo o meu processo de autoconhecimento e aceitação foi reduzido a um modismo momentâneo. Isso mesmo, uma tendência vinda das passarelas das Fashions Weeks do mundo, dos seriados americanos e das atuais novelas.

De uns tempos pra cá, tenho ouvido algo do tipo “Aceito os gays que são gays de verdade, agora a maioria agora diz que é por que é moda”, e tenho ouvido isso com muita freqüência.

De acordo com essa “nova tese”, as pessoas não são gays ou lésbicas, elas estão se inserindo na moda do momento, influenciadas pela onda do momento. Já ouvi os teóricos de que a homoafetividade é uma fase, um momento que passamos na adolescência

Assim, meninos que demonstram afeto, homens e mulheres que se permitem explorar e expressar mais sua sexualidade, que buscam novos papéis sexuais, que rompem com o padrão são pessoas sem opinião que se deixam influenciar pela tendência e não pessoas livres que fazem o que querem. Homens e mulheres que foram casados de repente abrem mão de toda a sua vida moralmente aceita para ceder a um pequeno modismo, numa clara afronta á moral e aos bons costumes.

Historicamente o sexo foi utilizado como forma de exercer controle sobre a humanidade, inúmeros tabus foram criados ao longo dos séculos, levando milhões de pessoas a renegarem seus desejos, renegarem sua orientação e foram levadas a acreditar que o desejo, o afeto, é algo terrivelmente sujo e imoral, e que o que difere do que é convencional deve ser combatido e proibido

Devemos pensar a sexualidade como algo que extrapola o ato sexual, a sexualidade tem a ver com a maneira como nós somos no mundo, como nos expressamos e como demonstramos nossos afetos.

E hoje poder expressar nossa sexualidade, homo ou heteroafetiva, não é moda, É CONQUISTA!

Acredito que a idéia de que a homossexualidade é moda e uma forma camuflada de resistir e demonstrar contrariedade aos avanços dos direitos civis dos LGBT’s e as liberdades sexuais alcançadas ao longo da história.

Evoluímos muito, podemos hoje nos permitir explorar nosso corpo, buscar outras formas de satisfação pessoal, afetiva e sexual. Vivemos em uma época em que questões relacionadas a nossa sexualidade e a busca por satisfação sexual são amplamente debatidas.

Estamos em um momento que a mais alta corte desse país nos reconhece, garante nossos direitos, e o melhor, reafirmam o caráter laico da nossa República. Estamos em um momento em que novelas e seriados nos colocam de maneira menos estereotipadas , embora acredite que precisamos avançar mais nisso.

Mas chegar a esse ponto não foi e não está sendo fácil.

Ser gay, e assumir-se gay, nos dias de hoje ainda é correr o risco de estar sujeito uma série de preconceitos, de ter direitos negados, de ser motivo de piadinha, de ser diminuído, como se o simples fato de expressarmos nossa afetividade de maneira diferente do convencional fosse demérito.

O bom é que é possível perceber que hoje algumas pessoas e alguns grupos se dispõem a olhar mais para as nossas causas, a compreender melhor nossa maneira de ser, a nos respeitar, e exercitar a tolerância e a solidariedade.

É possível perceber que muitos LGBT’s hoje tomam consciência e lutam por seus direitos, se dispõem a alterar a realidade, enfrentam e combatem todos os tipos de preconceitos, atuam de maneira propositiva e proativa na sociedade.

E são essas pessoas que me inspiram e me fazem acreditar que esse país ainda tem jeito e que o mundo pode ser cada vez melhor.

Um comentário:

  1. Eu tinha razão quando disse que vinha coisa boa por aí com seus textos, rapaz. Vc trata do assunto com seriedade, respeito, sem desviar para o deboche ou o puro senso comum. Para combatermos o preconceito e a homofobia temos que ter, antes mesmo de coragem, inteligência. E isso vc demonstrou ter de sobra. Parabéns! Vc vai longe, acredite!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Não são tolerados textos de conteúdo ofensivo, que atentem contra à dignidade da pessoa humana, contenham palavras de baixo calão, incitação ao ódio, a violência ou discriminação de qualquer natureza. Comentários deste tipo serão sumariamente descartados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...