Beijo protagonizado por Luciana Vendramini e Gisele Tigre na novela Amor e Revolução do SBT. |
Assim como muitos brasileiros adoro uma boa novela. E como gay, tenho acompanhado com atenção a maior parte dos personagens homossexuais dos atuais folhetins e as polêmicas que os envolvem, em especial o sempre polêmico “beijo gay”.
Chama a atenção que a maior parte dos argumentos contra o famoso beijo gay é que a sociedade não está preparada para ver dois homens ou duas mulheres demonstrando afeto, ou para acompanhar uma relação homoafetiva que seja bem sucedida.
Me incomoda e me revolta o “não está preparado”, que parece uma sentença, as pessoas falam em tom de resignação, aceitação e submissão.
Não sei você, mas já ouvi muita gente dizendo isso em tom professoral, e não estou falando do beijo gay não, mas de centenas de outras coisas.
Quem nunca ouviu alguém dizer que as Diretas e a que a volta do estado democrático de direito no Brasil foi um erro, já que os brasileiros não estão preparados para a democracia?
Já ouvi muita gente dizer que não estão preparados para votar, que não estamos preparados para discutir e pensar em políticas públicas.
Aliás, desde pequenos ouvimos em todo canto que política, religião e futebol não se discute, e algumas pessoas se orgulham de não participarem da vida política do país, não participamos pois não estamos preparados. Uma pena.
O beijo que não aconteceu na novela América |
Utilizar o argumento de que não estamos preparados é uma coisa que sempre me revoltou, como pessoa, cidadão e como educador. Penso nas inúmeras oportunidades que já perdi porque alguém acreditou que eu não estava preparado, e nos inúmeros desafios que poderiam ter sido úteis para o meu desenvolvimento e que não aceitei por acreditar que não estava preparado.
Mas voltando a questão da sociedade estar preparada ou não, penso que se não estamos preparados para viver a democracia plena, devemos criar condições para que nos preparemos, e a primeira condição fundamental é estar aberto para que coisas novas possam acontecer, é se dispor a atuar para que o atual status quo seja quebrado e novos paradigmas sejam construídos.
Beijo roubado, Queridos Amigos |
No mais, em se tratando de meios de comunicações, é preciso que os democratizemos, que tenhamos um marco regulatório que garanta o acesso à comunicação por todos os brasileiros, que consiga refletir a diversidade de nossa sociedade, e que não represente apenas as opiniões e valores de um pequeno grupo.
Só estaremos preparados para viver a democracia e pudermos experienciar a democracia, coletivamente participar de sua construção, aperfeiçoá-la, errar com ela e aprender com nossos erros.
E nos dias de hoje aperfeiçoar nossa democracia, passa por garantir a participação popular nos processos decisórios e nos rumos do país, por regulamentar os meios de comunicação, por reafirmar o nosso compromisso com a defesa e a promoção dos Direitos Humanos, por formular novas políticas públicas que consigam abarcar a diversidade que é a população brasileira, entre tantas outras coisas.
Tenho a certeza de que só com mais democracia é que a sociedade “estará preparada” e o beijo gay finalmente poderá acontecer.
_______
A música do Elton John é só pra dar um clima tá!
Como sempre!falou e disse...
ResponderExcluirAliás seu artigo me lembrou de imediato uma frase em que acredito bastante...
"Somente os tolos acreditam que politica e religião não se discute. Por isso os ladrões continuam no poder e os falsos profetas continuam a pregar."
Alexandre Boarro
É impressionante que "a sociedade" não está "preparada" para um beijo gay, mas não se incomoda com a Mulher Sei-lá-qual-fruta cantar:
ResponderExcluir"Mas eu não sou mercenária
Os homens é que são "facinho"
Fazem o que as mulheres querem
Só pra ter nosso corpinho"
Não podemos educar nossos filhos para viver numa sociedade mais tolerante, mas podemos permitir que se erotizem precocemente e tratem seus corpos como mercadoria!!